segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Por que "Minha Cozinha Tá Uma Zona"? (By Ju)

Eu bem que poderia alegar que a minha demora para escrever a explicação do nome deste blog fora proposital: deixar os leitores curiosos - não fosse a falta de leitores (só eu, a Simone e a Ana entramos aqui) e a minha cara-de-pau que seria descarada. Bom, queria pedir desculpas pela demora. Mas a vida anda corrida e eu ando muito feliz para me inspirar e escrever textos melhores (depois escrevo o porquê desse comentário sobre escrever melhor quando se sente dor). Porém, de fato, eu preciso justificar o nome que escolhemos para dar ao blog.

A explicação é fundamental. Eu contava ao meu pai sobre este blog e o nome que nós demos a ele e o Sr. Berger achou um absurdo. A pessoa mais prática e “sem nove horas” do mundo (meu pai) disse que esse nome poderia proporcionar uma compreensão ruim ao meu respeito, à medida que os leitores poderiam concluir que, de fato, a minha cozinha está uma zona, que eu sou uma menina relaxada e coisa e tal. Comecei, então, a pensar nessa possibilidade, porque há necessidade de se fazer um marketing pessoal mesmo quando se escreve besteiras. E, portanto, ao justificar o nome “minhacozinhataumazona.blogspot.com” eu, só por ter que ser bem lógica (não vai ser fácil explicar) já faria uma boa propaganda de mim mesma. Além disso, eu deixaria bem explicado que eu sou uma menina bastante organizada e disciplinada (perguntem pra Simone e Aline!) e, que, portanto, minha cozinha NÃO está uma zona.
E outra justificativa para a explicação: esse nome soa meio coisa de gente sem noção que quer aparecer sendo alternativo demais. E a última coisa que eu quero parecer neste mundo cyber é uma pessoa tentando ser “alternativa” demais, uma vez que a proposta desse blog é escrever sobre banalidades mesmo, no seu sentido estrito, ou seja, escrever sobre coisas comuns, não alternativas, sendo nós mesmas...
Bom, explicarei palavra por palavra:

Por que MINHA?
Porque o fato dela ser minha (nossa) é bem relevante. Afinal, serão NOSSAS idéias reunidas – como já foi dito, a proposta é cada uma escrever do seu jeito e a sua opinião sobre um tema banal previamente escolhido.
Bom, isso significa dizer que só entrará na nossa cozinha quem quiser deparar com nossas idéias, nossa construção e, talvez, nossa idéia zoneada, nossa gororoba (eu tinha que fazer alusão a alguma comida – ruim). E, por ser falta de educação entrar na cozinha alheia e criticar o modo de como o dono produz suas criações, você, leitor, não tem o direito de reclamar das nossas idéias. Tem o direito, sim, de comentar (aliás, dever) elogiando ou não sendo tão cruel. Afinal, nunca lhe disseram que sinceridade demais é falta de educação? Hehehe

Por que COZINHA?
Poderia ser banheiro, não poderia? Afinal, as mulheres vão ao banheiro juntas e trocam várias idéias lá e tal. Seria uma analogia bem boa não fosse tão comum. Eu acho que já até deve existir um blog chamado “meubanheirotaumazona”. Mulheres indo juntas ao banheiro é uma coisa universal. Mas a cozinha é NOSSA...
NÓS gostamos da COZINHA porque é lá que se faz comida: adoramos comer (existe mulher que não goste?) e dar de comer (por essa coisa de mulher que toda mulher tem: vaidade e emoção de sobra– “sempre existirão mulheres” Simone de Beauvoir). Assim como escrever: adoramos escrever e adoramos que nos leiam porque somos vaidosas e emotivas. A analogia não pára por aí, inúmeras autoras importantes já refletiram sobre o tema:

Para Laura Esquivel, a comida, o saber e o prazer estão unidos dentro da criação literária e é preciso recuperar tanto a cozinha como a expressão artística como um espaço de conhecimento em que se recrie a vida e a arte. Rosario Ferré, por sua vez, diz, que no fim das contas, tenha ou não a literatura das mulheres suas especificidades, escrever bem, como cozinhar, depende da sabedoria com que se combinam os ingredientes. Essas analogias feitas sobre o ato de escrever com o ato de cozinhar serve para compreendam a genialidade da Ana ao sugerir a “cozinha”: é na cozinha que as mulheres (e não há como negar – é fato, é proveniente de processo histórico), primeiramente, se afirmaram como mulheres (no “sentido Simone de Beauvoir” do termo) criadoras. E é por isso, que misturando ingredientes (nossas idéias) procuraremos recriar a nossa arte de escrever.

Por que ZONA?
Zona tem vários significados.
À primeira vista, o termo “zona” do nosso título quer dizer “bagunça”, “desorganização”. E isso é cabível a nossa proposta tão martelada neste texto explicativo que redijo. Por não termos planos e metas, a coisa toda fica uma bagunça: um monte de idéias, assim, jogadas e, portanto, bagunçadas e desorganizadas.
Entretanto, “zona” também significa “Local onde mulheres oferecem serviços sexuais”. Bom... hahahaha. Brincadeirinha...

*

O que eu queria dizer com todas essas explicações é o seguinte: a cozinha é um lugar bacana onde nós vamos procurar prazer (de comer). O ato de escrever é procurar prazer mesmo que o texto saia uma droga. O fato de a cozinha está uma zona com nossas criações, quer dizer que por não nos importarmos com uma metodologia forçada (que não é própria de meninas da nossa idade que fazem blogs por fazer – como nós), procuramos uma troca de sabedoria e experiências simples (já percebeu que as comidas mais simples e feitas sem tanta pressão e/ou planejamento são as mais gostosas? Não?! O que me diz que brigadeiro ao invés de doce de damasco? O que me diz daquele bolo com uma lata de leite condensado "acidentalmente" colocado a mais?). E é isso!

“Quando os membros de uma família fazem regularmente sua refeição juntos [na cozinha], eles não estão apenas se alimentando, mas também criando e reforçando atitudes e expectativas pessoais" (Margaret Visser)

2 comentários:

Unknown disse...

Putz.. sem comentários.
Gostei da parte que me toca: "genialidade da Ana" hahahah
e depois vcs ainda me indicam na aula de IPT como alguém inteligente... to me sentindo tão burra... meus pensamentos zoneados não são tão complexos e profundos... já deu pra perceber, né?
Beijooo

Sybille disse...

Ana,
Eh a simplicidade dos seus textos (e ideias) que te tornam genial (se bem que eu acho que voce anda bem complexa ultimamente!)

Ju,
Ja sou sua fa! (sem til fica tao estranho!) =]
Escreva mais! E pode ficar feliz, agora voces tem mais uma leitora!
Vou cobrar essas coisas que voce diz que vai escrever outra hora, vou mesmo!
O que jah estava muito bem explicado desde o primeiro texto (o porque do nome), ganhou um senso ainda mais poetico e belo! Eu seria capaz de comentar cada trecho, mas voces certamente cansariam de mim! =]