segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Por que "Minha Cozinha Tá Uma Zona"? (By Nati)

Eu sempre achei que a cozinha é muito mais do que apenas um cômodo de uma casa, é nela onde as intimidades da vivência particular se guardam até que estejam prontas para serem expostas. Mesmo essa exposição da qual eu falo é uma exposição restrita: visitas estranhas à minha casa não são recebidas na cozinha, apenas pessoas para as quais eu sou capaz de revelar a minha intimidade é que são bem vindas nos bastidores da minha casa.
A cozinha, se observada com atenção, pode ser entendida como um vitrine que expõe detalhes extremamente pessoais da sua personalidade. Suas escolhas, suas preferências, suas exigências, seus vícios, seus pecados, suas gulas, seus méritos e suas vaidades ficam todos estrategicamente posicionados na geladeira e nos armários, os quais, secretamente, julgam as nossas fraquezas com aquela frieza típica dos tons neutros.
Parece-me conveniente analisar o significado deste cômodo também pelo viés funcional que lhe cabe: a cozinha, mais do que qualquer outro ambiente da casa, apresenta, de forma bastante clara, as marcas da rotina dos moradores. Os ciclos diários, a repetição das mesmas atividades, as quantidades, as qualidades. Isso é tão verdade que no meio musical é chamada de cozinha aquela porção da banda que fica responsável por toda a parte de percussão, ou seja, também aqui recai sobre a cozinha a função de dar o ritmo à música.
Eu disse tudo isso para que você possa ter idéia da dimensão que a frase “a minha cozinha tá uma zona” tem para mim. E nessa fase da minha vida, passados momentos de muito trabalho e de muita concentração eu me encontro meio que num vácuo de propósitos (também conhecido como falta de coisa melhor para pensar) que me faz dizer em alto e bom som: MINHA COZINHA TÁ UMA ZONA!!!Mas não pense que esse descompasso todo me assusta. Pelo contrário, às vésperas de completar 25 aninhos eu tenho o orgulho em dizer que eu não tenho mais medo das confusões pelas quais a minha alma pode passar. Agora eu entendo que todas elas são necessárias e que eu aprendo muito mais com o meu descompasso, e é por isso que eu aceitei (com um prazer enorme) escrever aqui sobre as bagunças da minha cozinha. Espero agradar os eventuais leitores (será que alguém vai ler?). . .

3 comentários:

ju disse...

Nati, você é muito poética: eu seria incapaz de escrever aquele negócio da "frieza dos tons neutros"...
Adorei!!! (Juliana)

Unknown disse...

Será que alguém vai ler, Nati??
Puxa, é claro... adorei o texto... confesso q qdo ouvi vcs dizendo q tinha ficado curto, não imaginei que seria tão bom!!
Beijo

Sybille disse...

Eu gostei tambem!

Principalmente da relacao com a musica! Muito ilustrativo! Parabens!